Animais da Aldeia é um projeto realizado por voluntários, sem ajuda governamental, que arrecada fundos para alimentação dos cães e gatos abandonados na aldeia do Jaraguá. Temos hoje cerca de 800 animais, todos devidamente castrados e chipados pela CCZ/SP. O projeto já existe há 15 anos, sob os cuidados de Maria Carvalho (Cida) e, recentemente, novos voluntários entram para o time para auxiliar na divulgação e difusão do trabalho.
Os índios que residem nas aldeias vivem em uma situação extremamente carente mas se responsabilizam pelo trabalho de tutelar os animais que são abandonados naquela região. Infelizmente o abandono não é esporádico, pois o lugar se tornou ponto para este fim, apesar da existência de câmeras instaladas pela ANCLIVEPA. Além das câmeras, a ANCLIPEVA também é responsável pela administração e atuação veterinária através de um trailer instalado na aldeia com profissionais capacitados para atender às necessidades dos animais.
Nossas despesas ultrapassam os R$9.000,00 (nove mil reais) ao mês, mas nem sempre chegamos a esse valor. Compramos o que a quantia nos permite, que geralmente alimenta os animais por cerca de 20 dias, o restante do mês os peludinhos ficam aguardando ansiosamente nossa volta com a próxima compra. Além dos gastos com a ração, também temos gastos com cirurgias e lares temporários que acolhem os animais doentes.
Atualmente, não temos condições de fazer resgates pois estamos totalmente focados em ajudar os animais que já estão na Aldeia.


800 Animais no total
Cães: 500 / Gatos: 300
Cerca de 7,5 toneladas de ração por mês